CINEMA NEGRA

Mostra Cinema Negra ocupa o Cine Santa Teresa no 9ª Festival de Arte Negra

 

A mostra Cinema Negra, acontece entre 19 a 22 de outubro, exibe filmes de diretoras negras no Cine Santa Tereza. A programação também conta com rodas de conversa com as diretoras e uma mesa de debate com representantes da Ancine e da Secretaria do Audiovisual de Belo Horizonte.

 

A 1ª Mostra Cinema Negra conta com a presença de Adélia Sampaio – primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil – e nasce da urgência de se promover o debate a respeito da sub-representação das produções de realizadoras(es) negras(os) nas telas de cinema nacionais. Segundo dados o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMMA, 2014), as mulheres negras estão completamente ausentes das lideranças profissionais em grandes produções audiovisuais (aqueles com mais de 500 mil espectadores) enquanto os homens negros representam 2%, mulheres brancas 13% e homens brancos 84%.

A Mostra Cinema Negra se apoia no feminino a fim de trazer destaque para as mulheres negras, que enfrentam desigualdade de gênero e cor/raça. A mostra objetiva também o reconhecimento das potentes produções de cineastas negras, apresentando obras de diretoras locais como Dayane Gomes e Carolina Canguçu e diretoras de reconhecimento nacional como Adélia Sampaio e Viviane Ferreira. A mostra também responde a demanda do público por  filmes de diretoras negras, que,  apesar de terem seus filmes exibidos  em festivais renomados como  Cannes, ainda encontram dificuldades de inserção nos circuitos de mostras e festivais brasileiros.

LINK DA PROGRAMAÇÃO EM PDF: programação mostra negra